pintura
Daisuke Mukai e Ami Matsubara
O haikai é o poema mais curto do mundo e tem um charme insubstituível. Quando começamos a trabalhar no haikai “Oku no hosomiti”, chegamos a pensar na profundidade contida nas palavras dos 17 sons e tivemos a leve sensação de sentirmos o coração de Basho.
As palavras, as pinturas e as músicas são expressadas quando uma pessoas vê, ouve ou sente algo. Na pintura precisamos tomar todo o cuidado para não nos expressarmos em excesso. O ideal seria retratar o mínimo possível.
No momento em que resolvemos fazer este trabalho, decidimos colocar uma caligrafia na pintura. Apenas com a caligrafia (haikai), você já pode sentir plenamente a arte de Basho, por isso ficamos preocupados em como poderíamos expressar essa arte no trabalho.
Resolvemos pintar apenas a palavra-chave e não toda a cena do haikai, decidimos também usar o “Senmen tirashi”, um estilo clássico da pintura japonesa, na qual o motivo independente expressa o fluxo do tempo da viagem de Basho.
Esperamos que, para aqueles que virem este trabalho, consigam primeiro sentir a pintura e depois a caligrafia. Ficaríamos muito felizes se conseguissem entrar no mundo de Basho a partir da leitura desta obra.
caligrafia
Kōjū Wakai
Tentei fazer a caligrafia do “Oku no hosomiti”, baseada nas 50 frases do livro Nihon Koten Bungaku taikei, Basho Bunsho, da Editora Iwanami. Espero que os ideogramas e a pintura se fundam e possam caminhar juntamente com o haikai de Basho.