Produção

Mukai Daisuke e Matsubara Ami

“Gostaríamos que fizessem uma pintura no teto do templo que tenha conexão com Matsuo Basho.”Receber um pedido inesperado como este poderia ser por haver uma ligação muito forte.

Pedimos para que pudéssemos dar uma olhada no local, onde fomos gentilmente recebidos para uma visita. O templo e o salão são maravilhosos, ficamos profundamente impressionados com a cidade e a paisagem que vimos a caminho do templo, que nos trouxe a mente a imagens de Bashō.

Além disso, o jardim do templo com flores que desabrocham ao longo das estações, pareciam conectar-se com o mundo do haicai de Bashō e suas representação das cenas da natureza. Decidimos usar tudo isso como uma fonte de inspiração, e também para representar o lago de lótus, que dá nome ao templo.

Disseram que poderíamos pintar o que quiséssemos, mas com uma ressalva: o trabalho deveria incluir algo nunca antes visto em uma pintura de teto. É muito comum fazer uma pintura de uma imagem em cada quadro, mas decidimos pintar uma única imagem em todo o teto. A pintura não é apenas como se você estivesse vendo o lago de lótus, mas sim um lago de lótus que se estende quando olhar para cima … Esperamos que esta pintura sirva como uma ponte entre a sensibilidade clássica de Bashō e a do presente em que vivemos.