Escultor

Takatoshi Ono

Para produzir a escultura de Matsuo Basho foram pesquisadas como era a sua aparência na sua vida cotidiana. E para isso, tomaram como referência uma série de pinturas que acreditavam serem feitas enquanto Basho estava vivo. Por ser um homem que viajara durante toda a sua vida, seria apropriado fazer uma escultura dele em pé. Foi usado como modelo o “Basho Angya zu” de Kyoriku Morikawa. (“Peregrinação de Basho” da Coleção da Biblioteca Central de Tenri.)

Bashō também foi apresentado no teatro contemporâneo, por Ganjirō Nakamura Segundo, em “Oku no Hosomichi” de Hideji Hōjō(“Caminhos dos fundos” ), e por Mitsugorō Bandō em “Bashō tsuya-bune” de Hisashi Inoue (“O Navio de Vigília de Bashō” ).Ao invés da elegância demonstrada por Bandō, a amabilidade encenada por Nakamura me ajudou a imaginar Bashō.

Apesar da minha pouca experiência, ao começar o trabalho de esculpir a estátua de um grande um artista como Bashō, sentia uma enorme pressão em cada entalhe. Aprendi muito com a produção desta, no entanto levarei muito tempo para ser capaz de esculpir com mais leveza.